segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cala a boca, meu rei!


Sebastião Nery – T. Imprensa, 29 nov. 2007.


Tancredo Neves era promotor em São João del Rey. Um homem chamado Jesus matou uma mulher chamada Maria. Tancredo pediu 22 anos de cadeia para Jesus. O júri deu 18, Jesus foi para a cadeia.

Nove anos depois, Tancredo advogado, foi a Andrelândia, pequena cidade próxima a São João del Rey. De barba por favor, entrou numa pequena barbearia, sentou-se, estava cansado, fechou os olhos. O barbeiro pegou a navalha, afiou, começou a fazer a barba:

- O senhor é o doutor Tancredo Neves?
Tancredo abriu os olhos, reconheceu Jesus, o assassino de São João del Rey. Espiou pelo canto do olho, a barbearia vazia, a rua vazia, não passava ninguém, não chegava ninguém, o suor minava frio pela testa molhada. E Jesus com a navalha enorme na mão pesada, deslizando garganta abaixo, desce e sobe, abrindo caminhos na espuma. Jesus não disse mais nada. Tancredo só teve voz para responder:


- Sou, sim. - Pois é, doutor Tancredo, a vida.- Pois é, Jesus, a vida.- Pois é mesmo, doutor Tancredo. Cumpri 9 anos dos 18, estou aqui, o senhor está aí, o senhor com sua barba, eu com minha navalha. Eu só queria dizer uma coisa ao senhor: que grande orador que o senhor é.

Tancredo

Como Tancredo, há cinco séculos a Bolívia está com a navalha na garganta. Quando pensa que se livrou da degola, aparece novo barbeiro. Agora, as empresas internacionais de gás criando mais uma guerra civil para derrubar Evo Morales e pôr a capital na branca Santa Cruz de la Sierra.

Desde o século 13 (1200 e tantos), os índios quíchuas e aimarás do altiplano (norte) da Bolívia faziam parte do Império Inca. Em 1530, chegaram os espanhóis, antepassados do rei Juan Carlos (cala a boca, meu rei!), e escravizaram os índios para trabalharem nas minas de prata de Potosi.

A Bolívia virou duas: a Bolívia-índia, com mais de 75% da população lá em cima no altiplano, a milhares de metros de altitude, e por isso a capital é em La Paz, e, cá embaixo, a Bolívia-branca, dos ancestrais do rei Juan Carlos (cala a boca, meu rei!), no nível dos rios e do mar, em torno da branca Santa Cruz de la Sierra, com uma capital de mentira, Sucre.

Bolívia

Em 1825, Bolívar derrotou os velhos parentes do rei Juan Carlos (cala a boca, meu rei!) e proclamou a independência. Vieram as invasões, para a Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, etc., continuarem roubando a prata de Potosi. Um dia era pelo Paraguai, na guerra do Chaco, por causa da descoberta do petróleo no pé dos Andes. Outro dia era pelo Chile, na guerra do Pacífico, para tirar o acesso da Bolívia ao mar. E os índios brigando e morrendo. E a prata de Potosi indo embora para a Europa.

Desde a invasão dos ascendentes do rei Juan Carlos (cala a boca, meu rei!), em 1530, mandaram os brancos do sul e seus presidentes brancos.

Morales

Depois de golpes e mais golpes (um general por semana, todos brancos), os 75% de índios do país resolveram eleger um deles presidente, o Evo Morales. Ganhou, convocou uma Constituinte. Os brancos, todos, os lá de dentro, de Santa Cruz de la Sierra, e os do outro lado das fronteiras (sobretudo a imprensa americana, espanhola, brasileira), abriram guerra contra Morales e seus 75% de índios, já não de olho na prata, mas no gás. Ainda bem que o governo da Espanha e meu rei estão de boca calada.


Palocci

No primeiro mandato do governo Lula, o ministro vespertino Antonio Palocci passou o tempo todo implorando ao FMI (Fundo Monetário Internacional) que autorizasse baixar a meta mínima consentida do superávit primário, que era de 4,25% do PIB, para 3,8%, a fim de que a diferença fosse aplicada em investimentos em água e saneamento básico.
O FMI afinal permitiu. Agora, no "Globo", o ministro Margarina (vulgo Mantega) informou a Ilimar Franco:
"A meta de superávit primário para este ano (2007) é de 3,8% do PIB. Mas o excesso (sic) de arrecadação é tanto que o Ministério da Fazenda fará um superávit de 4,25%".


Mantega

E mais: "Dos quase 100 municípios do Rio, só 18 serão contemplados com obras de saneamento do PAC: até 2010 (quatro anos!), serão investidos R$ 30 milhões e 250 mil (uma absoluta insignificância para 18 cidades), em redes de abastecimento de água e esgoto sanitário. A Funasa informa que foram beneficiadas cidades com menor cobertura desses serviços, piores taxas de mortalidade infantil e até 50 mil habitantes".
Literalmente, o Margarina (vulgo Mantega) prefere doar o excesso de arrecadação para os juros dos banqueiros a ajudar a tirar o Rio da merda.
Macacada


A Barra da Tijuca parece uma Miami invadida por uma macacada. Um shopping center tem uma Estátua da Liberdade na frente e se chama "New York City Center". Encheram a Zona Sul de adoráveis vaquinhas: é a "Cow Parade". Somos um país e um povo cada dia mais com cabeça de titica.
Mas a Mangueira ultrapassou todos os limites. Suas festas são "Wedding Show". A feijoada é "Dress Code". Só falta a Mangueira exigir que, para entrar lá, o sujeito se pinte todinho de cal. Todos bem branquinhos. E no Carnaval só se cante assim: "Mangueira, tua brancura é uma beleza"!

Nenhum comentário: