segunda-feira, 3 de março de 2008

Por que você fez isso, Fernanda?

Pedro Porfírio – Povo do Rio, 3 de março de 2008.

De inicio, eu não acreditei. Nem podia acreditar. A corrosão do caráter está em alta nesta sociedade competitiva, em que todos são rivais de todos, em que renegar o ontem virou rotina, num ambiente tétrico do salve-se quem puder.

Não acreditei porque há pessoas que se fizeram por seus próprios méritos, cresceram, ganharam a admiração geral, tornaram-se exemplos para todos.Essas pessoas não têm direito de destruir o respeito cultivado através de décadas, o carinho, a admiração, enfim, elas deixam de pertencer a si para se tornarem partes de todos nós, como se parentes próximas fossem.Estou querendo falar de uma pessoa com quem convivi nos piores momentos de minha vida, que foi digna, solidária, amiga, corajosa. Porque, nesses piores momentos, quando eu estava proscrito, socorreu-me o apoio de pessoas como Sandra Cavalcanti e Paulo Vial Corrêa, de pensamentos políticos bem diferentes do meu.

Mas que, pelo respeito profissional e pela amizade conquistada no trabalho, responderam por aqueles que me abandonaram à própria sorte.Naquele início dos anos setenta, difíceis para quem tinha passado um ano e meio nos cárceres da ditadura, além da sempre amiga Sandra Cavalcanti, contei com a acolhida de uma pessoa hoje admirada por todo este Brasil.

Falo de Fernanda Montenegro, cujo nome dispensa apresentações. Como não podia ter emprego de "carteira assinada", como vivia na semi-clandestinidade, ela me fez seu divulgador, na base da confiança.Minha ligação com o teatro, em que acabei me tornando um dos autores de sucesso naquela década até 1982, quando voltei-me para a atividade pública, passa por aqueles dois anos em que fui o "assessor de imprensa" de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, seu marido, a lucidez em pessoa.Pois o que eu vi agora me deixou totalmente arrasado. Um internauta atento, que é apenas um dos milhares logrados criminosamente no massacre da VARIG e do Aerus, enviou um e-mail, com link para o "Youtube", no qual minha amiga Fernanda Montenegro tem o desplante de declarar num programa de tv, que "os americanos deveriam tomar conta do Brasil Central".A Fernanda Montenegro que conheci em 1972 não bebia, não perdia a linha e nem sem rendia. Naquela época, ela estava fora da televisão por causa de sua desassombrada independência.Agora, me leva a mais uma decepção, a mais um sofrimento, ao declarar num programa de tv que a Califórnia teria sido uma ruína se não tivesse sido tomada do México pelos Estados Unidos. "Então, eu acho que realmente o americano deveria tomar conta do Brasil Central". Ao ver aquilo, foi como se eu tivesse recebido mais uma punhalada no meu coração sangrado.Nós, pobres mortais, não merecemos. Veja com seus próprios olhos em

http://br.youtube.com/watch?v=RBxRa_dz1MQ

Nenhum comentário: