quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O antipetismo midiático e a falsificação de Aécio



O antipetismo, o ódio à discordância e por que voto em Dilma (e não voto em Aécio)


Depoimento (editado por NMM) do crítico Pablo Villaça. Vídeo original:



Sou crítico de cinema, mas este não é um vídeo sobre cinema. Hoje eu comecei a cobertura da Vigésima-oitava Mostra de Cinema de São Paulo, e antes da exibição do primeiro filme um cara se aproximou de mim para me insultar porque ele acha que o fato de eu ser pró-Dilma é uma coisa absurda.



Tem se tornado cada vez mais comum esse tipo de provocação, e boa parte disso se deve ao clima bélico que foi construído cuidadosamente pela mídia brasileira conservadora, de direita, reacionária, ao longo dos últimos anos. Isso é facilmente observável.



Há um site, o manchetometro.com.br, que analisa de uma maneira científica as abordagens que são dadas na Folha de São Paulo, Veja, Jornal Nacional, ao PT e à Dilma, e ao PSDB e Aécio. Vocês vão ver uma discrepância brutal não só no número de notícias positivas e negativas, mas no tratamento que essas notícias recebem. Mas vamos pegar o escândalo da Petrobras e o tratamento que recebe o aeroporto que Aécio construiu na fazenda da família em Minas Gerais. São duas abordagens completamente diferentes. Você não ouve falar no helicóptero... imagina... um helicóptero foi encontrado, pertencente a um senador, com 500 quilos de cocaína... Ninguém fala disso... A imprensa não tem interesse num negócio desses? Curiosamente, ele é aliado do Aécio. Não se fala do aeroporto, não se fala do mensalão tucano em Minas Gerais, não se fala do cartel do metrô de São Paulo... É um tratamento absurdamente discrepante. Você cria um clima de hostilidade, de rancor em relação a todo um projeto político, e agora estamos vendo os resultados aí.



Os caras colocam na Internet: “Vá pra Cuba!”, “vá pro inferno”, “morra”. Não tem debate que seja possível com isso. Essas acusações – “ah, você é militante pago” – eu nunca recebi um centavo para falar de política. Ao contrário: política me prejudica profissionalmente. A minha adesão vem da minha vivência...



Talvez as pessoas mais jovens não se lembrem disso, mas eu me lembro muito bem do país governado por Fernando Henrique... O Armínio Fraga, quando se tornou presidente do Banco Central, duplicou a inflação em dois, três anos. Eu lembro das pessoas passando fome... a gente via isso nos jornais... crianças esqueléticas... Eu me lembro de ter uma fila com milhares de candidatos a uma vaga de gari... Você via pessoas com curso superior sendo obrigadas a fazer prova para uma profissão [muito abaixo de sua qualificação] porque não tinha emprego... Na época de Fernando Henrique a gente tinha um desemprego na faixa dos dois dígitos; hoje o desemprego é o menor da história. O Brasil era conhecido pela fome; esse ano a ONU, pela primeira vez  na nossa história, tirou o Brasil do mapa da fome. 75% da pobreza extrema foram reduzidos em 10 anos. 42 milhões de pessoas entraram na classe média. Então as minhas decisões para apoiar o governo Dilma são embasadas num programa social que vem tirando as pessoas da miséria e melhorando o Brasil.



A gente pega Minas Gerais, o candidato Aécio Neves... eu sou de Minas, eu estou cansado de saber como é em Minas a educação, a saúde...



Primeiro, quando ele fala do primeiro grau, o índice não é estadual, é municipal; então ele está roubando um índice que não é dele. E quando ele fala do ensino médio, não tem reprovação; se não tem reprovação, é óbvio que o índice vai subir. Agora pergunte para qualquer professor da rede estadual o que eles acham de Aécio Neves. São salários de miséria, não existe bônus, há aumento de carga horária, uma desvalorização profunda da classe inteira de professores... Minas Gerais, dos 26 estados mais o distrito federal, foi o 24º em termos de investimento em saúde.



A censura em Minas Gerais é notória. No caso do aeroporto, por exemplo, quinze dias depois fizeram uma pesquisa em Minas Gerais, e 75% da população de Minas nunca tinha ouvido falar do caso do aeroporto. Por quê? Não sai na imprensa. Isso é censura. É muito fácil posar de honesto quando nada é investigado, quando tudo é varrido para debaixo do tapete, quando nenhum jornal noticia nada porque é cúmplice nos desmandos do governo.



O Estado de Minas Gerais tem uma das maiores dívidas – ou a maior – do país! E ele vem posar de bom administrador! Eu, morei a vida inteira em Minas Gerais e sei o desastre que foi o governo de Aécio Neves.



Quando a Dilma denunciou o Tribunal de Contas do Estado, o site saiu do ar... e, quando voltou, os documentos a que Dilma tinha feito referência magicamente tinham desaparecido. É isso que a gente vive em Minas Gerais: é você cobrir a realidade, mentir. Curiosamente, a diretora do Tribunal de Contas do Estado é esposa do Clésio Andrade, que é ex-vice do Aécio.



Eu vi outro dia algumas pessoas dizendo: “Vamos sair, no dia da eleição, quem não vota em Dilma, essa vaca, de verde e amarelo” – o que é um negócio perigosíssimo, porque fede a um nacionalismo ultrapassado, que tende ao fascismo... você se apropriar dos símbolos nacionais para dizer: “nós que votamos no Aécio é que somos autênticos brasileiros; o resto nem deveria estar aqui”. Isso é uma coisa perigosíssima.



Mas a mídia do Brasil, e essa campanha monstruosa que o Aécio vem fazendo... inclusive, quando Dilma o acusou de nepotismo, porque tem nove parentes de Aécio no governo, ele disse que tinha um irmão da Dilma também. É uma mentira tão descarada... o irmão da Dilma, o único emprego público que ele teve foi na prefeitura do Pimentel, anos antes de a Dilma sonhar em ser presidente. Como é que ele acusa Dilma de nepotismo? Sabe por quê? Porque ele sabe que basta acusar. E ele vai ter um monte de papagaio repetindo essa acusação como se fosse verdade absoluta. A imprensa vai repercutir, mas não vai se preocupar em desmentir com o mesmo destaque. É o que acontece o tempo inteiro.



Como habitante de Minas Gerais, no 45 não aperto nem no micro-ondas. Mas eu estou sempre disposto a debater ideias. Pesquisem. Essa é a diferença entre o lado de cá e o lado de lá. Nós podemos dizer isso com toda a tranquilidade: vá no Google, e confira as informações. Eles não podem. Se você pesquisar, vai ver que eles estão mentindo. Grande abraço, ótimo voto, e, para não perder o costume, bons filmes.  

__

Nenhum comentário: