segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Lair Ribeiro - saúde pela alimentação

Palestra Dr. Lair Ribeiro - Mude sua alimentação, mude sua vida!
______________________________________________________
Transcrição editada de vídeo concluída em 04 de novembro de 2014.


Eu sou nutrólogo, me especializei em nutrologia; mas o médico que não estuda nutrição – na faculdade de mecidina ele teve seis horas de aula sobre nutrição – não sabe muito orientar você. É preferível você procurar uma nutricionista, que só cuida disso.

O problema não é a quantidade que ela come: é que os alimentos são em sua maioria industrializados... Esse é o grande problema. Porque o alimento, para não estragar na gôndola do supermercado, [recebe] conservante – veneno. Chega uma hora em que seu fígado não dá vazão mais, e começa a destruir o corpo.

Aqui está o homem mais gordo do mundo, e aqui a mulher mais gorda do mundo. Você pode conversar com essas pessoas, e elas vão ter a mesma história que eu vou lhe contar agora... São pessoas que fizeram dietas drásticas. Quando você faz uma dieta hipocalórica, você fica sem comer, na realidade está fazendo um regime de engorda... Você comer a comida certa, mesmo que seja em quantidade suficiente, ou maior, não tem problema nenhum; agora, se você ingerir o alimento errado, às vezes só de cheirar você engorda.

Se a água foi engarrafada em Porto Alegre e viajou de caminhão para cá, o sol bate no plástico do garrafão e libera uma coisa chamada ‘xenestrógeno’, que vem do petróleo; é o mesmo problema que você tem quando coloca uma vasilha de plástico no micro-ondas. Imagine uma mãe que esquenta a mamadeira do filho no micro-ondas: aquela mamadeira virou mamadeira de veneno... O xenestrógeno entra no organismo do bebê, não sai mais, e funciona como se fosse hormônio de mulher. Isso pode acontecer com a água, também. Então a melhor água é aquela que está mais perto da sua casa.

Dieta tem que ser equilibrada. Eu só vou comer proteína – não é saudável; só vou comer carboidrato – não é saudável; só posso gomer gordura... Todas as vezes  em que ela [dieta] for “mono”, com um só macronutriente, vai ter consequências sérias.

Eu tenho as vitaminas e os minerais... É quase que impossível você ter plena saúde e disposição à medida que envelhece sem fazer uso de suplementação de vitaminas e minerais.

E aí vem o grande problema da nossa geração, que é o refrigerante. Você deveria proibir refrigerante na sua casa. Você precisa tomar 32 copos de água da boa para equilibrar o estrago que um copo de refrigerante faz. O ph do sangue é 7.45; o ph do refrigerante é 2,5. E o ph é logarítimico. Você aumenta em 100 mil vezes a concentração hidrogeniônica no seu sangue: facilita câncer, facilita obesidade, facilita envelhecimento. E o diet é pior ainda. O zero, então, nem se fala. Porque para chegar àquele gosto, e não ter açúcar, e ter zero caloria, foram colocadas 18 substâncias químicas diferentes. Do mesmo jeito que você hoje parou de fumar, você vai ter que parar de tomar refrigerante.

Onde você cozinha o seu alimento faz uma diferença absurda. Se você cozinha todo dia numa panela de ferro, aquilo começa a liberar ferro; a sua ferritina aumenta: você tem infarto do miocárdio, derrame. Se a sua panela é de alumínio, todo dia você consume um pouquinho de alumínio, que está relacionado com Alzheimer.

O óleo em que você cozinha faz toda a diferença. Em 1900 não existia infarto do miocárdio no mundo. Em 1930, 3 mil pessoas morreram de infarto nos Estados Unidos. Em 1960, 300 mil pessoas morreram de infarto nos Estados Unidos. O que aconteceu nesse período? Em 1911 chegaram ao mercado os óleos vegetais; antes todo mundo cozinhava com banha de porco. Convenceram você de que o óleo vegetal é melhor. Só que o óleo vegetal, numa gôndola de supermercado, em 10 dias fica rançoso. Para isso não acontecer, eles fazem uma hidrogenação parcial e criam uma gordura que chama ‘trans’. Ou seja: você leva um veneno para casa. Qual a opção? Primeiro, é cozinhar com óleo de coco; esse perigo não existe com o coco. Quem falar que coco engorda não entende de nutrição: coco emagrece. A gordura do coco é emagrecedora, termogênica. A outra opção... um dia você vai estar assistindo um jornal na televisão e vai estar falando assim: “Volta a moda da gordura de porco”... com que sua avó cozinhava; que é mil vezes melhor do que esses óleos que estão aí.

Deixe só fazer um comentário, se me permite: existe óleo de amendoim, de soja, de girassol, de coco; não existe óleo de canola. Canola é uma sigla: “Canadiam oil low acid”; um óleo canadense de baixa concentração de ácido erúcico. Quem comia uma planta chamada colza, morria do coração; eles pegaram a colza, modificaram geneticamente e ela passou a produzir menos ácido erúcico. Mas água mole em pedra dura...É o mais caro que tem, você acha que está levando um grande negócio para casa, e na realidade é prejudicial.

Existe um estado de carência nutricional na base de todo adoecimento. Quando você vê uma pessoa doente, você sabe que ela comeu errado. A pessoa que come certinho vai ter saúde aos 70, aos 80, aos 90... sem nenhum problema. Você pode comer um hambúrguer com batata frita... você se alimentou, não se nutriu; as células continuam pedindo nutrientes.

Olhe aqui: duas irmãs gêmeas univitelinas, idênticas... [Uma obesa e outra magra.] Mostrando para você que você não é refém da genética. Elas têm o mesmo genótipo, com fenótipo totalmente diferente. “Ah, meu pai morreu de infarto.” Não tem importância seu pai ter morrido de infarto; se você se cuidar direitinho, você não vai ter infarto. “Ah, meu pai teve Alzheimer.” A chance de você ter Alzheimer aumenta; mas hoje você faz uso de substâncias que previnem o Alzheimer. Por exemplo: ômega 3 (óleo de peixe, óleo de linhaça). A curcumina, que você conhece aqui no Brasil como açafrão da terra, ou açafrão da Índia... na comida indiana você tem um tempero chamado curry; os indianos todos comem curry. A Índia é o país que tem menor incidência de Parkinson e Alzheimer per capita no mundo. E a explicação é que eles ingerem o açafrão da terra; aquele pó amarelo que você compra no supermercado.

Se você puxar uma corrente, onde ela vai arrebentar? No elo mais fraco. Se você está comendo errado, se o seu elo mais fraco for o cérebro, ela vai arrebentar no cérebro: você vai ter um derrame; se o seu elo mais fraco for o coração, vai arrebentar no coração... se for a próstata, vai arrebentar na próstata. Você tem que ver, na sua família, de que as pessoas morrem; e é nessa doença que você tem que ficar de olho. Se seu pai, seu avô, seu tio morreram subitamente, você tem que se preocupar com morte súbita, se preocupar com arritmias no coração; e talvez tenha que pôr mais magnésio na sua dieta, porque o magnésio é antiarrítmico.

Hoje nós temos uma coisa chamada nutrigenômica – que é a nutrição interferindo na genética. Ninguém é mais refém da sua hereditariedade.

O alimento mais saudável que tem no mundo é o leite materno. Por isso é que você tem que fazer o máximo para que a criança [mame] até pelo menos os seis meses de vida; o ideal são dois anos. Mas hoje é difícil: a mãe trabalha, tira o leite... E é assim: se você tirou o leite de manhã, o seu bebê tem que mamar de manhã; se você tirou de noite, o bebê tem que mamar de noite. Porque a mãe vai fazendo o leite de acordo com o dia. O leite dela de manhã é para fazer o bebê ficar acordado durante o dia; e o leite de noite é para fazer o bebê dormir. Se você tira o leite à noite e dá para o bebê de manhã, ele vai querer dormir durante o dia e ficar acordado durante a noite.

O segundo alimento mais saudável no mundo chama-se ovo. Eu rasgo meu diploma se alguém me trouxer um trabalho científico dizendo que ovo aumenta colesterol. Ovo frito em canola aumenta colesterol; batatinha frita em canola aumenta colesterol. Você tem que comer o ovo cozindo, frito em água, em óleo de coco... O ovo tem tudo o que a vida precisa. Tá vendo aquele amarelo do ovo? Aquilo ali é nuteína e zeoxantina. Aquilo não deixa a sua vista ficar velha.

O terceiro alimento melhor que tem no mundo chama-se coco. Enquanto o leite materno tem 19%, o coco tem 47% de ácido láurico. O ácido láurico quando cai no estômago vira uma substância chamada monolaurina, que mata vírus, mata bactérias, mata fungo, mata parasita. Tudo com água de coco – não é de caixinha, não.

Quarto alimento mais saudável do mundo (a OMS considerou o melhor cereal) é a quinoa.

O quinto é o azeite de oliva extravirgem prensado a frio – em vidro: não pode ser em lata; e o vidro tem que ser escuro.

E aqui está a cúrcuma, a curcumina, açafrão da terra, açafrão da Índia, falso açafrão... que é o mais potente anti-inflamatório existente na natureza. Você tem problema de artrite? Em vez de ficar tomando remédio que pode prejudicar outros órgãos, você pode diminuir ou tirar os remédios que você está tomando.

A parte branca do coco chama-se copra; a copra faz mais bem ainda do que a água, porque é muito mais concentrada. Eu poderia conversar com você horas sobre o ácido láurico, o caprílico, o cáprico, que são potentes antibióticos naturais, sem nenhum efeito colateral.

Infelizmente nós estamos ingerindo alimentos altamente industrializados.

Alguns alimentos interessantes: a soja fermentada, o tomate, o espinafre, o brócolis, o alho, nozes, salmão, aveia, mirtilos (bluebarry em inglês), chá verde, vinho em pequenas quantidades, óleo de prímola – muito usado na mulher que tem tensão pré-menstrual, porque aumenta as prostaglandinas do tipo 1, que são anti-inflamatórias. Quem tem dores recorrentes, fibromialgia se beneficia muito com óleo de prímula. O chá verde tem  uma substância inclusive com ação anticâncer.

Então eu começo a falar dos alimentos funcionais. O que são alimentos funcionais? São alimentos que, além de trazerem nutrientes, funcionam como se fosem remédio – curam doenças, previnem doenças.

O indivíduo chega nesse ponto... mas a boa notícia é que ele pode regredir. Você viu ali o Dr. [inaudível]... ele provou que dos 67 aos 80 ele rejuvenesceu. “Ah, eu já estou muito velho.” Que velho, o quê? Comece o esquema, para você ver. “Ah, mas eu sou hipertenso.” Não significa que você vai ser hipertenso a vida inteira. Se você é hipertenso por falta de vitamina D3, e começa a ingerir a vitamina, não vai precisar de remédio mais; se você é hipertenso por deficiência de magnésio, e você começa a ingerir, vai parar; se você é hipertenso porque está tomando muito refrigerante e está aumentando o seu ácido úrico, na hora em que ela corta o refrigerante, abaixa o remédio da pressão... ou desaparece... Tem várias causas da hipertensão que podem ser curadas nutricionalmente.

Aqui estão os 10 piores alimentos, classificados pela OMS. Sorvete, batata frita, salsicha, o refrigerante diet... porque tem muitos adoçantes que aumentam sua vontade de comer açúcar. Só existe um adoçante no mercado – Stevita (stévia é o nome da planta) – [confiável]. Se você comprar com o nome “Stévia” vem misturado com adoçantes artificiais – não serve. Stevita você pode tomar. O resto... eu prefiro que você tome açúcar. Pelo menos o açúcar não lhe dá Alzheimer.

Nós hoje temos um novo órgão. Chama-se microbiota intestinal. Ele é virtual: são as bactérias que estão em seu intestino. Você tem mais bactérias no intestino do que células no corpo. Quando você toma um antibiótico muito tempo, você mata toda a microbiota intestinal. Você tem que refazê-la. Você tem que se alimentar com alimentos fermentados... ou adquirir diretamente pré e probióticos, nas farmácias.

Esse indivíduo tem 90 anos e tem o intestino limpinho. Infelizmente, a maioria não é assim. “Ah, mas eu vou ao banheiro três vezes por dia.” Não quer dizer nada. Não é você ir ao banheiro que resolve. Você olha no vaso sanitário: tem seis tipos de fezes – uma classificação médica. A melhor é aquela que sai no formato de banana, não pode nem boiar nem afundar e tem que ter uma cor amarronzada escura. Se o seu cachorro se alimenta de ração saudável, quando termina de evacuar, o ânus está limpinho. O animal na floresta,quando evacua, o ânus está limpo. Você só sabe que o seu intestino está perfeito quando você passa o papel higiênico e não sai nada. Quanto mais sair, mais problema de microbiota você tem.

Todos nós, hoje, temos deficiência de vitamina D, porque a gente não toma sol mais... Na época da sua avó, tudo era tratado com sol. Aí fizeram uma campanha dizendo que sol faz mal. Você não toma mais sol. E o que faz vitamina D na sua pele é o sol... Aí você envelhece mais depressa. A vitamina D não é vitamina: é um hormônio... o mais poderoso que tem no corpo. Se você me perguntar se eu conheço uma vacina contra câncer, eu conheço: se você mantiver os seus níveis de vitamina D no sangue acima de 50 nanogramas por ml, 85% dos cânceres que você viria a ter na vida serão abolidos. E por um preço de banana.

Ômega 3: você tem que tomar cuidado. Se você comprar um óleo de peixe, abrir um vidro e cheirar a peixe, jogue fora; já está oxidado. O bom óleo de peixe, na cápsula, você tem que abrir o vidro e não pode ter cheiro de peixe.

Magnésio: é o maestro de todos os minerais no seu corpo. É o melhor antiarrítmico que existe. E a melhor coisa que tem para tratar constipação é cloreto de magnésio. Você toma: se der diarreia, é porque a dose foi demais; aí você diminui... até chegar na dose perfeita para você. Efeito colateral zero.

Iodo: nós precisamos fazer uso de mais iodo.

Selênio: quando falta, compromete a tiroide – e você desenvolve hipotiroidismo, tem dificuldade de emagrecer.

O que faz a gente ficar doente? Ingerir coisas que não deveria e deixar de ingerir coisas que deveria... stress... E eu tenho que falar da poluição eletromagnética: o seu carro, o avião, o computador em que você está trabalhando – tudo isso está emanando uma poluição eletromagnética. Como você cura isso? Muito simples: você tira o sapato, tira a meia, anda descalço – no chão, não é no carpete. O maior antioxidante que tem no universo chama-se planeta Terra. E você não põe o pé no chão, mais... Isso faz uma diferença muito grande na saúde. Principalmente para quem anda de avião... o avião tem poluição eletromagnética, energia estática. Você chega no hotel, tem que tomar um banho mais demorado: em vez de cinco, quinze minutos...

85% do orçamento do SUS são gastos nos dois últimos anos de vida do brasileiro.  O sujeito come errado a vida inteira, faz besteira a vida inteira, e agora tem que ser internado, tem que ser tratado. Hoje um americano gasta em média 7 mil dólares por ano por pessoa. Se os Estados Unidos vão quebrar, eu posso garantir que vai ser por causa da saúde. E o pessoal vai ficando cada vez mais doente, mais tempo doente; porque está comendo errado. Você tem a solução na sua casa. Você tem os alimentos funcionais; você faça a suplementação...

Nunca é tarde. Você tem que sair daqui pensando: como é que eu começo hoje o meu processo? O que eu vou colocar na minha boca? Eu tenho que fazer isso com equilíbrio e com moderação. Claro que não vou nem mencionar... quem está fumando tem que parar. Primeiro você tira o hábito de fumar [todo o condicionamento, a rotina]; depois você tira o vício [a dependência química]. Você compra rapé. Quando está com vontade de fumar, cheira rapé: você fica 40 minutos com nojo de cigarro. Dali a 40 minutos volta a vontade, você cheira de novo. Rapé não tem fumaça, não perturba os outros, não tem combustão, não libera 4800 substâncias químicas, não causa câncer; só tem a nicotina. Aí você fica viciado só em nicotina. Quando quiser parar fica mais fácil, porque você já se livrou do hábito.

Combater uma doença depois de manifestada é como tentar cavar um poço quando se tem sede. Aquele que não tem tempo para cuidar da sua saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da sua doença.

Como eliminar os agrotóxicos dos alimentos? Você compra tintura de iodo – é muito baratinho – a 2%; para cada litro d’água você põe 5ml. Você pega a fruta,a verdura,o legume, coloca ali dentro, tampa, por uma hora. Todo o agrotóxico que está ali saiu na água.


Era uma vez um sábio famoso que viva numa ilha da Grécia. Famoso porque, até aquele dia, todas as perguntas ele sabia como responder. Então um jovem, conversando com o amigo dele, disse: “Eu acho que sei como vou enganar esse sábio. Eu vou pegar um pequeno passarinho e colocar nas minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se o passarinho que está nas minhas mãos está vivo ou morto. Se ele falar ‘vivo’, eu vou espremer, matar o passarinho e deixar ele cair morto; se ele falar ‘morto’, eu vou abrir as mãos e deixar voar. Não interessa o que ele responder, ele vai errar.” Ele pegou um passarinho, escondeu nas mãos, levou até o sábio: “Diga-me sábio, o passarinho que está nas minhas mãos está vivo ou morto?” O sábio olhou para ele e falou: “Meu jovem, a resposta está nas suas mãos.” Meus amigos, a sua saúde, a resposta esteve, está, sempre estará em suas mãos. Não é seu médico que vai resolver nada, não. O máximo que seu médico dá é remédio. Remédio remedia,não cura. Para resolver o seu problema, é você. E como é que você faz isso? Através da alimentação saudável. 

Nenhum comentário: